top of page

Se queres visitar as Ilhas Cíes, tens mesmo que ler isto!

Olá Malta!

Eis que a faltar um mês para fazerem dois anos de ausência, decidi sentar-me na secretária e escrever novamente para vocês. Não sei se alguma vez vos disse, gosto de escrever mas tenho um grande defeito, sou um bocadinho preguiçosa no começo. Depois disso, já ninguém me cala e vou descobrindo as imensas coisas que tinha por dizer. 🤷‍♀

Este é o primeiro artigo em que escrevo sobre viagens, mais concretamente sobre as ilhas Cíes, em Espanha e todo o processo de burocracia de visita. Que bom, finalmente o separador vai deixar de ficar vazio! 😅

Em Julho deste ano de 2019, fiz uma roadtrip por 3 destinos bastante perto uns dos outros: 2 deles foram pelo norte de Portugal e o outro foi Vigo (Espanha), onde tiramos um dia para visitar as ilhas Cíes.

Algumas pessoas me questionaram sobre a entrada nesta ilha pois parecem haver bastantes burocracias e é verdade, existem mesmo. Apesar disso, vale muito a pena.

Dizem que é um dos Caribes Galegos e não é que parece mesmo?

Vamos a factos:

Existem duas ilhas lindíssimas perto uma da outra, a de Ons e as Cíes, sendo que as Cíes são as mais bonitas e por isso as mais procuradas (também as que ficam mais longe).

Tivemos que tratar de tudo com antecedência, é preciso pedir autização de entrada na ilha através deste site e saber se existem praças (lugares) disponíveis no dia em que queremos ir. Se houverem, é necessário fazer a reserva - neste passo foram-nos pedidas várias informações inclusive o número do cartão de cidadão de todas as pessoas que iriam entrar na ilha.

Seguidamente, recebemos um e-mail com um código e a partir desse momento tivemos 2 horas para efetuar a reserva da viagem de barco, tendo que introduzir nessa reserva um código que nos foi facultado na autorização enviada por e-mail. Uff, várias burocracias como disse mas tudo fácil!


Relativamente às companhias de barco, existem várias e podem consultá-las aqui.

Reservei a Mar de Ons e paguei 17€ ida e volta, os preços rondam o mesmo em todas as companhias. Nós partimos de Vigo e demorou cerca de 45 minutos mas podem partir de outros destinos.

Já nas ilhas:

A única forma de pernoitar na ilha é num parque de campismo.

Existem 2 restaurantes, um no porto onde param os barcos e outro no parque de campismo, mas são caros. É aconselhável levarem comida.

A ilha tem a praia que vemos logo inicialmente (a maior) e outra mais pequena mas que é dividida com nudistas.

Para além das praias paradisíacas de areia branca e água turquesa, existem 4 rotas onde podemos fazer caminhadas, com diferentes níveis de dificuldade e distância. Na entrada temos a receção onde podemos recolher um mapa com as mesmas.

As regras:

Para preservar a ilha, temos que trazer o lixo/ resíduos feitos de volta connosco pois não existem caixotes de lixo na ilha.

Não podemos arrancar flores, frutos nem trazer conchas da praia.

Devemos que respeitar as zonas de reserva e de acesso restrito.

Não podemos andar de bicicleta. Não é permitido acender fogueiras para prevenir incêndios nem emitir ruídos altos para preservar a tranquilidade da ilha.


Opinião e conselhos:

É sem dúvida um lugar incrível a conhecer e tão perto, para quem vive no norte de Portugal.

A água é fria, imaginava-a mais quente e o clima também não me surpreendeu em Julho, estava ameno.

Na minha opinião, um dia não chega para explorarem toda a ilha. Gostaria de ter ficado pelo menos dois dias. Se quiserem conhecer os trilhos para além de fazerem praia, 2 dias no mínimo é o ideal.

Aconselho a levarem chapéu, protetor e um corta-vento para o fim do dia. Qualquer dúvida não hesitem em perguntar!

Um beijo,

Andreia Filipa Oliveira

bottom of page